terça-feira, 28 de abril de 2009

Oficinas Orube 2009

OFICINA DE CONFECÇÃO DE INSTRUMENTOS E GIBI

Foi justamente com a oficina de confecção de instrumentos no ano passado que iniciaram as atividades do Orube que naquela ocasião não havia um nome definido, chamavamos então de "Projeto do Satélite". A transmissão deste saber veio do mestre Ray (de Icoaraci), daquela oficina, originou-se os instrumentos do Projeto como matracas, ganzás, barricas, tambor onça e maracas.


Devido o crescimento e a necessidade de melhorar o processo musical para o Arraial do Orube 2009, a Fundação Curro Velho mais uma vez acreditando no trabalho desenvolvido no Satélite, está realizando as oficinas deste ano. Neste módulo 2009, a confecção de instrumentos percussivos está sendo ministrada pelo artesão "Zet" que desenvolve belíssimos trabalhos com técnicas de machetaria e reaproveitamento de madeira que teria como destino final o lixo.

Foram abertas 30 vagas, mais devido a grande anciedade dos que já fazem partes e dos que querem participar tivemos de atender e abrir excessões. Neste módulo, estão sendo confeccionados instrumentos novos como marabaixos, alfaias, milheiros e recos, além de tambores onças e barricas. A turma toda tem mostrado um grande empenho, pais, oficineiros e participantes. O instrutor Zet conta com a colaboração de Lucivaldo ou "Galego" um artesão da Marambaia que já trabalha há 8 anos com confecção de instrumentos e tem repassado técnicas importantes no manuseio de ferramentas e detalhamento de cortes. As oficinas estão acontecendo no Complexo Ecológico Parque dos Igarapés que mais uma vez mostra sua reponsabilidade social e abre as portas para os moradores do conjunto Satélite, local onde este paraíso ecológico é vizinho, nesta parceiria primordial

Outra oficina muito importante e nova para todos nós, é a oficina de Roteiro e Gibi, ministrada pelo desenhista profissional João Bento. Com técnicas de roteiros e desenhos, as crianças e adolescentes estão contando a história do Boi Orube através do dom da arte em cores, expressada em cadernos e cartolinas. Cada participante tem feito trabalhos maravilhosos que no final será condensado em um material ilustrativo que será usado como portifólio do Projeto Orube. Sem dúvida o resultado desta oficina será um cartão postal para que, aqueles que puderem ter acesso possam entender de fato que ações sócioculturais com criança e adolescente é possível gerar uma melhor pespectiva social para elas e no próprio lugar em que moram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário