sexta-feira, 7 de junho de 2013

Lá vem Orube!!!!

A experiência do Projeto Orube com o processo Troca de Saberes III foi inovadora, renovadora e avaliativa, FATO. A missão concluída neste intercâmbio cultural entre Belém e Ourém despertou infinitas formas e ferramentas de reencontro e rotas alternativas para a produção cultural e construção coletiva.

O ânimo e o trabalho que tomou novos ares ganharam força e fortaleceram um questionamento que já se fazia presente e, quase que em um grito, tomou conta dos construtores:
- O que fazer com o lixo?
A resposta é simples:
- Transformar em som!

Assim começou a se desenhar a reconstrução dos instrumentos que integram as ações do Projeto. A reutilização de elementos que não pareciam mais ter utilidade para a sociedade e comunidade e a confecção destes novos instrumentos foram tomando novo pulso e ganhando características próprias de sonoridade e visual.

 A oficina ministrada pelo Artesão e Luthier Zet vem mostrando aos meninos e a comunidade do satélite uma nova rota para a quadra junina, seus instrumentos e para a vida, como um todo, onde o lixo não é um simples resto, mas sim um recomeço, desta forma: sonoro.

Chega junho, sua quadra, seus santos, suas festas. No Projeto Orube chega firme e forte com São João e o Lixo Sonoro. De Ourém, do Troca de Saberes, das Oficinas de confecção de instrumentos com materiais recicláveis até aqui, lhe deixamos informados de que esta construção não consegue, e nem pode, parar.

Em breve, contaremos mais sobre este dia a dia e já avisamos:
- Prepare o seu coração e espírito: É Junho!

(André Butter)

Nenhum comentário:

Postar um comentário