terça-feira, 26 de março de 2013

TROCA DE SABERES III



Oficinas do “Troca de Saberes” já iniciaram

As oficinas da terceira edição da ação “Troca de Saberes” (TS) do projeto Orube arte-educação já estão acontecendo desde o dia 18 de março na comunidade remanescente quilombola chamada Mocambo, localizado no município de Ourém. São ao total 60 oficinandos distribuídos entre aulas de artes que tem como facilitadora Lú Maués, iniciação a percussão, tendo como facilitador Wellington Alemão, e aulas de canto com Thomaz Silva.

Esse intercâmbio cultural entre a comunidade quilombola, os facilitadores e articuladores da ação Troca de Saberes foi iniciado no começo do mês de março. Nessa visita foi realizado uma primeira vivência entre os agentes e a comunidade do Mocambo para, a partir desse primeiro contato, ser desenvolvido as oficinas que serão finalizadas com uma grande festa de saberes e experiências no cortejo cultural no dia 6 de abril.

Sobre a integração de saberes a arte-educadora Lú Maués, 35, afirma que o processo de integração social foi fundamental para a elaboração da metodologia das oficinas. “Fizemos uma pesquisa no primeiro contato e levantamos com a própria comunidade lendas, histórias e o folclore da própria região. A partir disso selecionamos o que o grupo gostaria de levar no cortejo cultural”, relata.

O cortejo irá partir da frente da Rodoviária do município e encerrará com apresentações em praça aberta, a comunidade está confeccionando adereços e bonecões representando figuras do imaginário popular como Matinta-Pereira, bicho folharal e curupira. A matéria prima utilizada para a construção dos adereços foi colhida pelos oficinandos, que tem idade entre 7 a 75 anos, na natureza que os cerca. “Eles que me entregam todo o material, eu apenas coordeno, fomento o uso. Caroço de açaí, tucumã eles colhem perto de nós”, afirma Maués.

As apresentações culturais do encerramento irão contar com a presença de músicos convidados como Félix Facon (grupo Curimbó de Bolso), e Jefferson Moraes (grupo Filhos do Luar), além da primeira exposição deste ano do estande dos escritores paraenses da Feira PanAmazônica do Livro, coordenada pelo poeta Claúdio Cardoso. Além de mostras teatrais dos alunos da Escola Socorro Rocha.

Toda está articulação de troca de saberes e experiências culturais foi idealizado para incentivar e valorizar a cultura de raiz e preservar folguedos e a memória de agentes de cultura, como os mestres de Ourém. O objetivo é explicar para esses jovens cidadãos a diversidade de realidades através de vivências junto a crianças de comunidades rurais, urbanas e indígenas.



O que é Troca de Saberes?

Ação Troca de Saberes, foi a ação do projeto Orube arte-educação premiada no final do ano de 2012 pelo Ministério da Cultura (Minc), através da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC).
A ação está sendo realizada há três anos e foi um dos 12 contemplados em Belém pelo prêmio Agente jovem de cultura: Diálogos e ações interculturais.

Contato: Kate Titan 8131-9179
Assessoria de comunicação: Roberta Brandão 8169-7091


Nenhum comentário:

Postar um comentário